Os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial, conforme explica a Associação Mundial de Medicina do Sono.

Já em relação ao Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 40% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio de sono.

Para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é privação do sono, suas consequências para a saúde e ver dicas de como ter uma boa noite de sono. Ficou curioso ou curiosa? Vamos lá, então!

Mas o que é privação do sono?

De acordo com o Portal Einstein, privação de sono ocorre quando um indivíduo dorme menos do que seu corpo necessita. 

Atualmente, trocar horas de sono para dar conta dos compromissos da vida contemporânea tem se tornado, infelizmente, um hábito comum. O sono insuficiente não permite ao organismo reparar-se adequadamente, trazendo prejuízos à saúde daquele que dorme menos do que o necessário. 

Tipos de privação de sono

O Portal Einstein explica que a privação do sono pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Quem nunca passou uma noite em claro estudando para um exame ou cuidando dos filhos? Esses casos são chamados de privação aguda, ou seja, aquela situação pontual que dura um ou dois dias.

Já a privação de sono crônica é aquela na qual a menor quantidade de tempo de sono passa a fazer parte da rotina do indivíduo. Esse é o caso das pessoas que trabalham em períodos noturnos, dos que adquirem o hábito de dormir mais tarde ou daqueles com algum distúrbio do sono.

Quais são as consequências da privação do sono (dormir pouco) para a nossa saúde?

OPortal eCycle traz alguns estudos para ilustrar esta situação. Por exemplo, neurologistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, fizeram um estudo em 2003, no qual um grupo de voluntários passou três noites consecutivas sem sono e outro passou 14 noites dormindo de quatro a seis horas apenas. O resultado foi uma grande perda das habilidades cognitivas em todos esses grupos.

Em outro estudo, pesquisadores japoneses da Universidade de Akita comprovaram que ficar sem sono causa hipertensão e afeta o sistema imunológico.

A importância do sono para a nossa saúde

O Portal Tua Saúde explica que o sono é essencial para o organismo, pois é neste momento que acontecem diversas reações importantes, tais como:

  • regulação das funções endócrinas;
  • restauração da energia e do metabolismo cerebral;
  • reparação dos tecidos;
  • consolidação da memória.

Por isso, a privação do sono, especialmente quando é crônica ou acontece de forma repetida, pode trazer graves consequências para a saúde, tais como:

  • prejuízos à memória e aprendizado;
  • redução da atenção;
  • alterações do humor;
  • risco de desenvolver doenças psiquiátricas;
  • enfraquecimento do sistema imune.

E quantas horas de sono é ideal?

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará pontua que, no geral, a recomendação dos especialistas é de sete a nove horas de sono para um adulto. Porém, isso é muito individual e varia de acordo com cada pessoa.

Além disso, o ideal é manter uma vida equilibrada, com atividade física regular, alimentação saudável, nível de estresse controlado, sempre respeitando uma certa rotina em relação ao horário de dormir.

A Secretaria também explica que a apneia, insônia, narcolepsia, bruxismo, sonambulismo e pernas inquietas são alguns dos vários distúrbios do sono. Existem tratamentos específicos para cada um deles.

E como ter uma boa noite de sono?

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) explica que há muitas influências que incidem sobre o sono, como doenças, uso de medicamentos, bebidas alcoólicas, meio ambiente e idade, por exemplo.

Para garantir um sono repousante, a SPDM traz algumas dicas:

  • Perto da hora de dormir, faça apenas refeições leves.
  • Evite a utilização de bebidas alcoólicas ou medicamentos sem orientação médica.
  • Não se exponha a notícias tensas, filmes e imagens de grande intensidade ou sons estressantes próximo a hora de ir dormir.
  • Garanta um ambiente sossegado, limpo, arejado, com pouca luz e silencioso.
  • Um colchão adequado também influencia diretamente na qualidade do sono.

A Rainoah trabalha com saúde e bem-estar há mais de 30 anos e possui produtos que podem auxiliar a sua noite tranquila de sono.  Quer ver alguns exemplos?

Por isso, se você quer garantir uma boa noite de sono, entre em contato hoje mesmo com um revendedor Rainoah e conheça toda a nossa linha de produtos.

Quer continuar informando-se mais sobre saúde, bem-estar, como aumentar as suas vendas como revendedor e outros temas bem interessantes? Assine nosso newsletter e acompanhe nosso blog.