Muitas pessoas convivem, diariamente, com as dores. E isso é muito comum, nas mais diversas idades.

Por isso, buscar novas formas de minimizar essas dores é fundamental para a saúde e bem-estar de grande parcela da população. Neste contexto, o TENS tem adquirido diversos adeptos.

Assim, para conhecer mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é TENS e como ele pode ajudar a aliviar os mais diversos tipos de dores. Preparado(a)?

O brasileiro e a dor

De acordo com a Agência Brasil, pelo menos 37% da população brasileira, ou 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica.

A dor crônica é aquela que persiste por mais de três meses, de acordo com estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED). A Região Sul é a mais afetada (42%), seguida do Sudeste (38%), Norte (36%), Centro-Oeste (24%) e do Nordeste (28%). Foram entrevistadas 919 pessoas em todas as regiões.

Além disso, uma outra pesquisa da Global Pain Index revelou que 96% da população brasileira já sentiram alguma dor no corpo e 95% têm dores todos os dias.

O que é dor crônica?

De acordo com o MSD Manuals, a dor crônica é uma dor que dura e se repete por meses ou anos.

Em geral, a dor é considerada crônica se um dos itens a seguir ocorrer:

  • Ela durar mais de três meses;
  • Ela durar mais de um mês após resolução da lesão ou problema que originalmente causou a dor;
  • Ocorrer e desaparecer novamente por meses ou anos;
  • Estiver associada a uma doença crônica (como câncer, artrite, diabetes ou fibromialgia) ou uma ferida que não cicatriza.

E a dor aguda?

Já a dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. É mais um sintoma de que o corpo está sendo ferido de alguma forma. No geral, essa dor desaparece com a cicatrização do ferimento.

Ou seja, a dor (crônica ou aguda) faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. Mas será que não há formas eficientes de combater esse problema?

O que é TENS?

TENS significa Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation, ou seja, Neuroestimulação Elétrica Transcutânea. Basicamente, a TENS consiste na emissão de correntes elétricas pulsadas através da pele, com a finalidade de estimular, excitar ou despolarizar grupos de fibras nervosas participantes do processo de percepção e modulação da dor.

Essas correntes elétricas produzidas pelo aparelho de TENS são suaves, capazes de impedir ou atenuar as mensagens de dor sendo transmitidos para o cérebro e pode aumentar o nível de endorfinas (que analgésicos naturais produzidos pelo próprio cérebro).

Assim, o objetivo da terapia TENS é trazer alívio da dor, pois ela proporciona analgesia e relaxamento muscular, ajudando a interromper o ciclo de dor.

Quando a terapia TENS é recomendada?

De acordo com o Portal Tua Saúde, a técnica de TENS serve principalmente para aliviar dores agudas e crônicas, sendo principalmente indicada no tratamento fisioterápico de:

  • Artrite;
  • Dores na região lombar e/ou cervical;
  • Tendinite;
  • Dor ciática;
  • Reumatismo;
  • Dor no pescoço;
  • Entorses e luxações;
  • Epicondilite;
  • Dor após cirurgias.

Modalidades de TENS

É importante saber que as modalidades de TENS influenciam diretamente na indicação do tratamento. Assim, têm-se:

  • Alta frequência (80 a 100 Hz): com duração rápida, as indicações incluem dores agudas e superficiais.
  • Baixa frequência (1,4 Hz): com duração constante e é indicado para dores crônicas e profundas.

Os tipos de TENS também estão relacionados com os efeitos clínicos esperados. Por exemplo:

  • dores com liberação de agentes inflamatórios: recomenda-se a duração entre 15 a 30 minutos.
  • dores mecânicas: intervalo de 5 a 15 minutos.
  • sensação dolorosa de origem neurálgica: recomenda-se de 20 a 30 minutos.

Conheça o PRO Alívio com a tecnologia TENS

Quando o objetivo é alívio da dor, o Eletro Estimulador PRO Alívio é o equipamento ideal. Como revela o próprio nome, o PRO Alívio foi desenvolvido para aliviar dores musculares, estresse, relaxar e eliminar tensões de diversas partes do corpo. Seu sistema é todo digital e foi desenvolvido em cima da tecnologia neuro estimulação elétrico transcutânea (TENS).

Ou seja, envia pequenos impulsos elétricos de baixa tensão a um grupo muscular ou a um nervo específico, proporcionando uma simples, segura e efetiva solução para o problema da dor. Pode ser utilizado em diversas partes do corpo, tais como ombro, coxa, antebraço, nádegas, abdômen, lombar, panturrilha, dentre outros.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da eletroterapia TENS? A Rainoah trabalha com saúde e bem-estar há mais de 30 anos e possui produtos que podem auxiliar o seu bem-estar. 

Quer continuar informando-se mais sobre saúde, bem-estar, como aumentar as suas vendas como revendedor e outros temas bem interessantes? Assine agora mesmo, de maneira totalmente gratuita, o nosso newsletter e acompanhe nosso blog.