O ano de 2022 começou de maneira muito desafiadora para as pessoas que estão em busca de novas oportunidades de trabalho e novas formas de renda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2020 houve uma piora nas condições do mercado de trabalho em decorrência da pandemia. Desde o início dos casos de Covid no Brasil, a taxa média de desocupação (desemprego) foi de 13,5%, sendo a maior desde 2012. Na prática, representando mais de 13,4 milhões de pessoas desempregadas em 2020. .

Apesar do último trimestre de 2021 ter apresentado queda no número de desempregados (saiu de 13,4 milhões para 12 milhões), o novo percentual de desempregados é de 11,1%, ou seja, um nível ainda muito alto.

E muitas destas pessoas desempregadas estão procurando alternativas de renda. Outras, mesmo com emprego, querem uma maior flexibilidade e autonomia de horários. Assim, pesquisam formas de ganhar dinheiro de maneira muito mais independente.

Para essas duas situações, tornar-se um revendedor (representante comercial) pode ser uma solução bastante lucrativa. Mas não é revendedor de qualquer produto, mas de produtos relacionados com saúde e bem-estar.

Ficou curioso ou curiosa? No post de hoje vamos falar mais sobre as expectativas para o mercado de trabalho em 2022 (pós-pandemia) e explicar como ganhar dinheiro se tornando revendedor de produtos (representante comercial) de saúde e de bem-estar!

Gostou? Vamos lá, então!

Mercado de trabalho pós-pandemia: expectativas para 2022

De acordo com as Nações Unidas, o relatório Emprego em crise: o caminho para melhores empregos em uma pós-Covid-19 na América Latina estimou que 7,8 milhões de cidadãos no Brasil tenham visto seus empregos desaparecer por conta da pandemia.

Ou seja, além do aumento do desemprego devido a diversas mudanças, muitas profissões e cargos que existiam tendem a desaparecer neste cenário pós-pandemia.

Para os profissionais que estão vivenciando tais mudanças, uma das soluções é encontrar novas atividades que gerem renda, mas, ao mesmo tempo, contribuam para a qualidade de vida e maior flexibilidade de horários.

E quais são as características e qualidades necessárias para esses profissionais neste pós-pandemia?

De acordo com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o tema, há algumas habilidades fundamentais para o trabalhador até 2025:

  • pensamento analítico e inovação;
  • solução de problemas complexos;
  • análise e pensamento crítico;
  • criatividade, originalidade e iniciativa;
  • argumentação, solução de problemas e concepção de ideias;
  • constante aprendizado, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  • liderança e influência social;
  • uso, monitoramento e controle da tecnologia.

Ou seja, são habilidades não necessariamente técnicas, mas qualidades que estão normalmente presentes naquelas pessoas que gostam de conversar, negociar, fazer networking… ou seja, quem gosta e sabe vender!

Representante comercial: vale a pena investir na revenda de produtos?

Neste novo contexto do mercado de trabalho pós-pandemia, os vendedores de todos os tipos (ou seja, incluindo aí os representantes comerciais e os revendedores) precisarão ter domínio de ferramentas de comunicação e e-commerce, pois uma parte considerável dos atendimentos se dará na modalidade à distância, mais com atendimento personalizado.

Um representante comercial autônomo é um profissional que trabalha por conta própria revendendo produtos de terceiros diretamente para o consumidor final. 

Desta forma, escolhendo os produtos certos (aqueles que oferecem uma boa margem de lucro, além de terem uma grande procura), certamente é a fórmula mais certeira para ganhar dinheiro.

E quais seriam esses produtos certos? Obviamente uma escolha estratégica é representar e revender produtos relacionados com qualidade de vida, bem-estar e saúde.

Gostou de saber mais sobre o mercado de trabalho no cenário pós-pandemia? A Rainoah trabalha com saúde e bem-estar há mais de 30 anos e possui produtos cada vez com um número maior de consumidores.  Quer ver alguns exemplos?

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