As pessoas estão, cada vez mais, em busca de bem-estar, além de terem preocupações estéticas. A estimativa é de que a procura por tratamentos estéticos tenha crescido cerca de 14% em 2020 apenas durante a pandemia.

Por isso, cada vez mais o mercado busca soluções com melhor custo x benefício que proporcionem tanto a melhoria no bem-estar geral, assim como atuem na melhoria da autoestima das pessoas.

Pesquisas mostram diversos benefícios do infravermelho longo, inclusive quando presentes em tecidos, roupas, cintas e outros acessórios.

Por isso, no post de hoje vamos entender mais o que é infravermelho longo e como é sua atuação em relação ao bem-estar e à estética. Ficou curioso ou curiosa? Vamos lá, então!

O que é infravermelho longo?

De acordo com artigo da Universidade do Vale da Paraíba (UNIVAP), o infravermelho longo (IVL) é uma energia natural que emite uma faixa de frequência específica, ou seja, de 2 a 14 µm (mícrons).

E o que acontece nesta faixa de frequência? As moléculas de água absorvem a energia, sendo isto fundamental para que ocorra a bioestimulação. Apesar do infravermelho ser uma energia, é importante lembrar que ela não é perceptível pela visão. Porém, é possível senti-la pelo calor.

Ainda conforme a UNIVAP, é importante lembrar que o uso de raios infravermelhos não é novidade na medicina. Eles já são usados em muitas aplicações na área de saúde. Ele produz calor que promove e aumenta a circulação sanguínea, recuperando o tecido danificado e ativando as principais funções corporais.

Nas últimas décadas, pesquisadores japoneses e chineses desenvolveram pesquisas científicas sobre o uso do infravermelho longo em tratamentos médicos.

Os raios infravermelhos são divididos em 03 (três) categorias de comprimento de onda: curta, média e infravermelho longo, que são medidos em mícrons ou micrômetros. No caso, o infravermelho longo  oferece a maior parte dos benefícios de saúde. Por quê? Porque ele tem a capacidade de penetrar de 05 (cinco) a 07 (sete) cm no corpo, aumentando suavemente à temperatura na região.

Por exemplo, nos Estados Unidos e na Europa, os raios infravermelhos longos são usados por médicos, quiropráticos, terapeutas e acupunturistas no tratamento de artrite, dores, músculos, lesões, tendões e ligamentos, promovendo a recuperação mais rápida do corpo.

Principais benefícios do infravermelho longo para as pessoas

Dentre os principais benefícios do infravermelho longo, têm-se:

  • Ativação da microcirculação sanguínea, podendo proporcionar a desintoxicação metabólica;
  • Aceleração do processo de renovação celular;
  • Melhoria do crescimento e do desenvolvimento das células vivas em seres humanos;
  • Estimulação da saída das toxinas que saem do corpo via urina e transpiração;
  • Diminuição da fadiga muscular devido a redução do ácido lático, pois gera o aumento da circulação de oxigênio no organismo;
  • E muito mais.

Outros benefícios do IVL

Nos últimos anos, tecidos que utilizam as propriedades do IVL tem se tornado mais comum e presente na prática de atividades físicas, por exemplo.

Os tecidos e roupas com infravermelho longo proporcionam o aumento do rendimento das atividades físicas. Além disso, o IVL:

  • alivia a tensão nervosa e relaxa os músculos;
  • reduz a dor em terminações nervosas aquecendo as fibras musculares;
  • melhora o equilíbrio da pressão arterial, glicemia e nutrientes nas células, resultando em músculos com maior força, vitalidade e estabilidade.

Resumindo: melhora o desempenho físico e reduz o estresse.

A atuação do infravermelho longo na estética

Já vimos que há muito tempo é conhecido os benefícios do IVL em relação à diminuição das infecções, inflamações e cicatrização da pele.

Porém, nos últimos anos, o uso do infravermelho longo em tecidos, roupas, cintas e outros acessórios têm colaborado para a diminuição da celulite.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que nada mais é que o depósito de gordura sob a pele. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, a famosa “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo. No geral, afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres.

O Portal Boa Forma explica como certas tecnologias utilizam como base o infravermelho longo em tecidos e roupas trazem diversos benefícios. Em contato com o corpo, alguns materiais absorvem calor para depois devolvê-lo sob a forma de raios infravermelhos longos. Ou seja, é um processo fotoquímico que estimula o fluxo do sangue no local, melhorando a circulação, a retenção líquida e a inflamação.  

Seja para seu bem-estar ou para melhorar a sua autoestima em relação à estética, que tal você começar hoje mesmo a se beneficiar das propriedades do infravermelho longo?

E a Rainoah tem toda uma linha de produtos e acessórios com infravermelho longo, tais como: nosso travesseiro de visco elástico, colchões magnéticos, braceletes magnéticos, palmilhas magnéticas e muito mais!

Se você quer conhecer mais as soluções Rainoah, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e descubra como comprar ou revender hoje mesmo os nossos produtos.

Quer continuar informando-se mais sobre saúde, bem-estar, como aumentar as suas vendas como revendedor e outros temas bem interessantes? Assine nosso newsletter e acompanhe nosso blog.