Se você quer mudar o rumo de sua vida profissional ou aumentar sua renda, empreender no ambiente digital pode ser a solução que está buscando. Neste artigo, vamos falar sobre como montar um negócio online do zero usando tempo, dedicação e pouco dinheiro como aliados nesse empreendimento na internet. No blog de hoje, separamos 5 passos para quem quer empreender e crescer no mercado digital:
1. Faça uma análise sobre o seu nicho
Na internet, há uma infinidade de nichos que você pode trabalhar como empreendedor digital. Você pode trabalhar na área da saúde e bem-estar, educação, contabilidade, empreendedorismo, marketing, tecnologia, entre outras.
Algumas áreas se tornam mais concorridas e é importante ficar de olho naquelas que também entram em ascensão. Mesmo assim, esse é um ambiente em que tudo muda e inova muito rapidamente.
Por isso, a melhor forma de você começar a ser um empreendedor digital é apostando em um nicho no qual você:
– Tem um conhecimento prévio
– Gosta de entender/estudar/aprender sobre o assunto
– Já tem algum contato.
Na internet, a figura de autoridade é muito importante, especialmente quando você trabalha produzindo conteúdo ou como um afiliado. E você não conseguirá construir uma autoridade se você realmente não souber do que está falando.
Portanto, o primeiro passo é estudar os nichos e escolher aquele que você acredita que conseguirá construir uma audiência e criar um relacionamento com seu público.
2. Defina o seu tipo de negócio
Agora que você já sabe em qual nicho irá atuar, é hora de decidir qual será o seu tipo de negócio. Muita gente acredita que a única forma de empreender na internet é por meio de lojas virtuais, mas isso não é verdade. Quer ver alguns outros exemplos?
Você é um especialista e quer oferecer seus serviços, como consultoria, contabilidade, dentre outros? Isso é possível por um site ou até mesmo usando as suas redes sociais, por exemplo.
Agora, uma grande possibilidade para a maioria das pessoas é a criação de produtos digitais. Afinal, todo mundo tem algo para ensinar, certo? Você pode, por exemplo, produzir um curso online ou um e-book sobre um assunto específico e utilizar uma plataforma para realizar a transação com seus clientes.
Você pode, ainda, trabalhar como um afiliado, vendendo produtos digitais produzidos por outras pessoas.
Viu como são muitas opções? O ideal é fazer uma boa análise e escolher o que mais se adéqua às suas necessidades e rotina.
3. Crie o seu plano de negócios
O próximo passo é a criação de um plano de negócios, um documento estratégico onde você irá registrar as análises e a sua visão sobre o empreendimento.
É a partir desse plano que você irá se nortear, já que nele constam seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso irá te ajudar na definição de próximas ações e tomadas de decisão, por exemplo.
Alguns pontos a serem levados em consideração são:
– Análise do negócio e do mercado
– Análise competitiva
– Plano financeiro e de marketing, dentre outros.
Por isso, o seu plano de negócios deve ser realista. E, embora você possa pensar grande, é importante que você elabore esses documentos com seriedade e proponha metas alcançáveis dentro de suas possibilidades e das possibilidades do mercado em que você está inserido.
4. Conheça o marketing digital
Se você quer trabalhar com empreendedorismo digital, é fundamental conhecer os principais meios de divulgação do seu negócio. E isso implica em ter conhecimento sobre marketing digital.
Afinal, não basta ter uma boa ideia e investir tempo e recursos em um novo negócio se isso não vai alcançar alguém. Pior ainda é se você conseguir alcançar as pessoas, mas não fazer ideia de como transformar um público em um cliente.
Conhecendo o marketing digital, você saberá exatamente como atrair o público certo, converter essas pessoas em potenciais clientes – ou leads -, transformar esses leads em clientes e, por fim, fidelizá-los.
Aprendendo sobre marketing digital, você saberá exatamente como buscar pelas pessoas certas para o seu tipo de negócio, construir a sua audiência, criar um relacionamento real e de autoridade com esse público e convencê-lo de que o que você está vendendo vai suprir as suas necessidades.
5. Tenha um plano de negócios
É crucial ter um bom plano de negócios, pois somente com esse documento estratégico você conseguirá analisar e aplicar ideias no mercado.
Para que qualquer projeto tenha um bom desenvolvimento, é importante que as metas estejam bem definidas desde o início e considerando possíveis imprevistos – de modo a preservar o investimento.
Não importa o ramo de atuação, todos os negócios precisam focar em ações e estratégias, de modo que objetivos específicos e mensuráveis sejam traçados.
Os objetivos podem variar de acordo com a empresa, segmento ou setor. Apesar disso, de modo geral consistem em aspectos como:
– Aumentar a visibilidade e reconhecimento;
– Ter um número maior de Leads;
– Construir um bom relacionamento com os clientes;
– Ser um dos maiores representantes da área.
Lembre-se que mesmo que você pense alto, é preciso considerar o cenário atual e as projeções do setor, bem como estabelecer “mini objetivos” no decorrer do processo, de modo que a meta real se torne mais tangível e executável.
Colocando esses 5 passos apresentados em prática, você conseguirá empreender na internet de maneira muito mais simples e eficiente. Uma das maiores certezas da atualidade é que o nosso futuro será virtual. Assim, apostar no ramo digital, desde já, é um grande benefício para sua empresa.