O Instagram surgiu em 2010 como um divertido aplicativo para compartilhar fotos. À medida em que foi ganhando novas funcionalidades — como mensagens, stories, transmissões ao vivo e posts patrocinados — também conquistou espaço na estratégia digital das empresas.

A rede tem cerca de 2 bilhões de anunciantes ativos por mês no mundo todo. Por isso, neste artigo falaremos sobre como vender pelo Instagram, aumentando os lucros por meio da plataforma e ganhando visibilidade. Vamos lá?

 

 

Por que vender pelo Instagram?

Segundo dados revelados em uma pesquisa da Digital 2023, o Instagram ocupou o 2º lugar no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil. Totalizando 89,8% do percentual de todos os usuários de internet no Brasil.

Mais do que uma rede social que promove interação entre as pessoas através do compartilhamento de conteúdo. O Instagram pode ser um grande aliado do seu negócio e gerar oportunidades de vendas.

Portanto, saber como utilizar a rede social de forma estratégica é uma ótima oportunidade de fazer dinheiro. A seguir, você verá como vender pelo Instagram e conquistar seguidores engajados para o perfil da sua empresa.

 

 

Como vender pelo Instagram: Passo a passo completo!

Em resumo, para vender pelo Instagram, você precisa:

  • 1- Criar um Perfil comercial;
  • 2- Caprichar na Biografia do seu Instagram;
  • 3- Ter um cronograma de postagens;
  • 4- Conhecer seu público-alvo;
  • 5- Investir em anúncios pagos;
  • 6- Interagir com seu público;
  • 7- Fazer transmissões ao vivo;
  • 8- Aparecer no Instagram Stories;
  • 9- Gravar Reels criativos;
  • 10- Investir nos lançamentos de produtos;
  • 11- Incluir uma chamada de ação em sua legenda;
  • 12- Oferecer as melhores opções de pagamento;

 

 

A seguir, confira como fazer cada uma dessas ações para potencializar suas vendas pelo Instagram:

1- Crie um Perfil comercial

Em primeiro lugar, o ideal é investir na criação de um perfil comercial.

Usando um Instagram profissional, sua conta ganhará benefícios que te ajudarão a cumprir suas metas de vendas.

Além disso, é importante enfatizar que, dessa forma, será muito mais fácil trabalhar novas estratégias.

 

Confira algumas das funcionalidades que serão liberadas no seu Instagram ao fazer isso:

  1. Criação de uma página atrelada ao Facebook (caso já possua uma página poderá conectá-la);
  2. A opção de categorizar seu negócio com a categoria, que mais se aproxime do seu produto/serviço;
  3. Seu perfil ganha várias opções de contato: conecte seu e-mail, telefone e Whatsapp comercial, por exemplo;
  4. Sua conta ganhará, botões para uma “chamada de ação”. Ou seja, opções como: pedir refeição, agendar agora ou reservar, ficarão aparentes no seu perfil, facilitando o contato do cliente;

Sem contar que você poderá usar o Instagram Ads para turbinar publicações e ganhar mais visibilidade no seu perfil. Você também poderá metrificar todo seu trabalho de marketing na rede, através dos Insights do Instagram, que ficarão disponíveis em seu perfil.

 

2- Capriche na Biografia do seu Instagram

Sabe aquela frase: A primeira impressão é a que fica?

Isso se torna muito real, principalmente quando você precisa encantar o público certo em poucos segundos. Um Instagram organizado já começa na Biografia.

Na realidade, ela precisa conter as principais informações do seu negócio em um espaço de poucos caracteres, 150, precisamente. Depois disso, coloque a logo da sua marca, faça uma breve apresentação sobre o seu negócio e coloque o link da sua loja virtual, caso já possua uma.

 

3- Tenha um cronograma de postagens

É muito importante ter um cronograma de postagens, afinal quem acompanha sua empresa quer ver conteúdo relevante e de qualidade.

Sem dúvida, um cronograma de postagens eficiente mudará tudo a longo prazo. Na realidade, esse cronograma consiste em colocar suas ideias em posts organizados por data, hora de publicação e recursos que serão utilizados, por exemplo. Mas como manter essa constância não é uma tarefa fácil, algumas dicas são cruciais para ter uma estratégia de postagem no Instagram, confira algumas delas a seguir:

 

  1. defina quais conteúdos serão fixos;
  2. separe seus conteúdos por temas;
  3. faça o planejamento dos posts com um mês com antecedência;
  4. planeje os recursos que serão utilizados;
  5. tenha ferramentas para ajudar na organização;
  6. não se esqueça dos eventos e conteúdos prioritários.

 

 

4- Conheça seu público-alvo

Em todo negócio, é extremamente necessário conhecer o público que pretende atingir. Para isso, existe uma técnica chamada buyer persona na qual, baseado em dados, você descobre qual seria o perfil do seu cliente ideal.

Em resumo, descubra informações como: quem são seus clientes, no que trabalham, o que fazem no dia a dia, como buscam informações e quais são suas principais necessidades, por exemplo. Tudo isso, fará você conhecer a fundo a sua persona e definir 2 ou 3 tipos de públicos que seriam seu cliente ideal com embasamento e não achismo.

 

5- Invista em anúncios pagos

Desde 2015, a rede social liberou a opção de fazer anúncios pagos na plataforma, o impulso que faltava para os lojistas venderem pelo Instagram.

Para acessar o recurso Ads, é necessário ter uma conta no Facebook Business atrelada ao seu Instagram. Após isso, o passo a passo é muito fácil:

  1. Em primeiro lugar, clique na opção ferramentas para anúncios;
  2. Logo após, escolha a publicação que você gostaria de “turbinar” e clique em avançar;
  3. Selecione uma meta, que basicamente define quais resultados você deseja alcançar com o seu anúncio;
  4. Vamos supor que você escolheu visitas no site, então obrigatoriamente você precisar acrescentar a URL da sua loja e fazer a escolha de um botão de ação;
  5. Selecione o público alvo, de forma automática ou crie o seu;
  6. Siga em frente e agora você terá que escolher seu orçamento diário e a duração desse anúncio;
  7. O último passo, é conferir se está tudo correto e escolher sua forma de pagamento.

 

 

6- Interaja com seu público

Redes sociais, como o próprio nome diz, foi feita para socializar com pessoas. Então, de nada adianta ter uma conta comercial que não interage com o público.

Tire as dúvidas dos seus clientes, responda os comentários e mensagens diretas (Directs) faça do Instagram, sua vitrine virtual. Dessa forma, trabalhe para conquistar a confiança do seu público e convencê-los a comprar da sua marca!

 

7- Faça transmissões ao vivo

Você já ouviu falar de Live commerce?

Conhecida também como Live Shop, o conceito veio da China e logo se popularizou no Brasil. Trazendo resultados incríveis para algumas marcas.

A dica é investir nessas Lives. Faça um bate-papo com seus seguidores, esclareça possíveis dúvidas, fale sobre novos lançamentos e aproveite para vender ao vivo. É importante reforçar, que essas transmissões, precisam ser realizadas nos horários que seu público está mais ativo na rede, combinado?

Pois de nada adianta, preparar uma super estrutura e uma Live de qualidade mas não ter público online no momento. Portanto, veja quais os melhores dias e horários para realizar sua “Live Shop” e também invista na divulgação desse evento. Avise com antecedência sobre Live, para que mais pessoas possam participar ao vivo!

Afinal, é importante que sua mensagem independente de qual seja, alcance o maior número de pessoas possíveis.

 

8- Apareça no Instagram Stories

Uma ferramenta muito usada para criar conexão com os seguidores é a do Instagram Stories.

Os vídeos curtos ou fotos que somem após 24 horas são uma ótima oportunidade de se comunicar com sua audiência — e o melhor sem exigir muita produção. Na verdade, o mais interessante como o próprio nome da ferramenta diz é, contar histórias! Portanto, aproveite o recurso para engajar com o público e contar histórias engraçadas, emocionantes, muitas vezes sem roteiros, apenas faça algo que toque seu cliente de alguma forma.

Ou seja, mostre os bastidores da sua empresa, como é feita a fabricação de uma peça de artesanato, por exemplo. Até mesmo, quando chegar mercadorias novas, faça uma “tour” sobre o estoque da  sua empresa, mostre algumas caixas e fale sobre a nova coleção, os clientes amam.

Crie expectativa sobre os novos produtos em seus clientes. Geralmente, eles ficam empolgados e curiosos sobre o que será colocado para venda. Mas lembre que não adianta fazer tudo isso em uma semana, por exemplo, e depois desaparecer por um mês, combinado?

 

9- Invista em Reels criativos

Não é segredo para ninguém, que o Instagram tem passado por grandes mudanças nos últimos tempos. As mais recentes, que envolvem seu algoritmo, estão ligadas diretamente ao novo fenômeno da internet, o TiKToK.

Dessa forma, impulsionado por essa nova rede social, o Instagram tem valorizado vídeos, até mesmo, mais do que fotos.

Portanto, não deixe de fazer Reels que sejam interessantes para seu público-alvo. . Confira as tendências, adapte para seu nicho de mercado e use a criatividade para viralizar seus conteúdos e atrair mais visitas e consequente mais vendas para seu negócio.

 

10- Invista nos lançamentos de produtos

As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação e o Instagram tem ainda mais essa característica. Então aproveite sua audiência, para lançar novos produtos de uma forma memorável. Aproveite para dar pequenos spoilers e depois lance toda a coleção de forma exclusiva no Instagram. Use sua criatividade!

 

11- Inclua uma chamada de ação em sua legenda

De nada adianta, fazer um post maravilhoso, porém, na hora do conteúdo escrito, fazer com uma legenda não atrativa e ainda por cima, sem uma chamada de ação não é mesmo?

Muitas empresas fazem posts incríveis, mas perdem grandes oportunidades nas legendas. Considere usar estratégias de copywriting para seus conteúdos escritos. Tudo precisa ser pensado nos mínimos detalhes.

Dessa forma, utilize CTAs de conversão como:

  1. Compre agora;
  2. Garanta seu [produto] clicando aqui;
  3. Saiba mais;
  4. Fale com um vendedor(a).

 

 

12- Ofereça as melhores opções de pagamento

Hoje em dia, adquirir um produto pela internet de fato, é muito fácil, prático e rápido.

Porém, se o consumidor for finalizar uma compra e se deparar com formas de pagamento limitadas, consequentemente ele poderá desistir da compra. Você não precisa ter todas as formas de pagamento disponíveis do mercado. Mas certamente, as mais populares é crucial estar no seu e-commerce e algumas delas são: Cartão de crédito/débito, PIX e boleto bancário.

Aprendeu como vender pelo Instagram?

Essas são as principais orientações para você que está pensando em divulgar a sua loja virtual e vender pelo Instagram. Resumindo: otimize seu perfil, capriche no conteúdo visual e verbal, organize suas publicações e alcance mais pessoas.

Dedicando-se a utilizar a rede de maneira completa e agregando valor ao público, você irá obter destaque, atrair novos consumidores e potencializar as vendas no Instagram. Como consequência, sua marca estará alinhada com o que é esperado dela e poderá encantar a todos com as ideias que surgirem.

Esperamos que estas dicas te ajudem a aprender como vender pelo Instagram.