O que é?

O esporão de calcâneo é um tipo de crescimento ósseo anormal no calcanhar. O calcâneo é o maior osso da anatomia do pé, responsável pela sustentação do corpo e suportando impactos constantes e diretos. Quando há microfraturas e inflamação desse osso, a calcificação dos tecidos é intensificada, se transformando no esporão.

Como surge o esporão do calcâneo?

A formação do esporão do calcâneo está associada principalmente à fascite plantar, que é a inflamação da fascia plantar.

A fascite plantar pode ser causada por diversos fatores, tais como:

 

Tensão excessiva em atividades físicas

Atividades que colocam muita pressão sobre a fascia plantar, como corrida de longa distância, dança ou atividades esportivas de impacto.

 

Pronação excessiva do pé

Quando o pé rola para dentro de maneira excessiva durante a caminhada ou corrida, isso pode aumentar a tensão na fascia plantar.

 

Fatores anatômicos

Certas condições anatômicas dos pés, como pés planos ou arcos muito altos, podem contribuir para o desenvolvimento da fascite plantar e, consequentemente, do esporão do calcâneo.

 

Uso inadequado de calçados

Calçados que não oferecem suporte adequado ou não absorvem o impacto podem aumentar o risco de desenvolver problemas nos pés, como o esporão de calcâneo.

 

Idade

A incidência de esporão do calcâneo aumenta com a idade, pois os tecidos podem perder elasticidade ao longo do tempo.

 

 

Quais são os principais sintomas?

O maior incômodo para quem sofre de esporão é a dor no calcanhar ou na sola do pé. Quando em repouso, a pessoa pode não sentir nenhum desconforto, porém, ao se levantar e apoiar o peso do corpo sob o pé, sente uma forte dor na região que se assemelha com “agulhadas”.

Além das dores, inchaço e vermelhidão no local também são alguns dos sintomas.

 

 

Como tratar o esporão?

Alguns cuidados iniciais podem ser recomendados para amenizar as dores como o uso de sapatos macios, alongamentos e fisioterapia.

O uso de palmilhas específicas é uma ótima estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo na região afetada. Ela deve ser recomendada por um ortopedista especialista.

As medicações só devem ser utilizadas se forem recomendadas por um profissional, capaz de prescrever o remédio correto após o diagnóstico para conter as inflamações e inchaços na região do esporão. A automedicação nunca deve ser uma opção.

 

Esporão tem cura?

Por meio de um tratamento conservador é possível obter resultados satisfatórios, que reduzem a inflamação e aliviam as dores na fase aguda. É fundamental que você siga as recomendações médicas com repouso, compressas e elevação do membro que está comprometido.

Em últimos casos – e mais raros –  para eliminar de vez o esporão no calcâneo, recomenda-se a cirurgia para remoção da saliência óssea.