O significado da palavra estresse foi bastante popularizado nos últimos anos. Seja por conta da rotina agitada, pressão no trabalho, ou questões pessoais, nós acabamos vivenciando o estresse constantemente, em muitos âmbitos da vida. E diante desse sintoma tão comum, há possibilidades que podem melhorar o quadro. É importante, contudo, consultar um profissional especialista para indicar o tratamento adequado para cada caso em particular.
Uma das possibilidades que existem atualmente são as massagens, que já fazem parte da rotina de autocuidado de muitas pessoas. Após enfrentar a correria do dia a dia, ter um momento só seu para desfrutar de um tempo tranquilo em um ambiente calmo pode fazer muita diferença na sua vida. Mas o que acontece no nosso corpo durante uma massagem e por que essa prática promove tantos benefícios para a saúde? Confira alguns exemplos:
Circulação sanguínea
Os movimentos proporcionados pela massagem estimulam a melhor circulação do sangue. Isso acontece pois a pressão feita com as fricções dos movimentos gera calor, aumentando assim a energia dos músculos. Esse estímulo também faz com que sejam eliminados alguns resíduos da corrente sanguínea, resultando na diminuição do ritmo cardíaco. Essa diminuição é extremamente importante para condicionar uma pressão arterial controlada.
Prevenção ou diminuição das dores
A melhora da circulação sanguínea também aumenta a oxigenação nas áreas afetadas, contribuindo com a redução da inflamação e cicatrização das regiões lesionadas. O próprio contato das mãos do massagista ou de um massageador na pele alivia as tensões, o que proporciona um efeito muito relaxante.
Melhora da resistência
A eliminação de resíduos provocada pela massagem desintoxica o corpo todo, o que fortalece o sistema imunológico, já que o sangue circula pelo organismo de maneira mais fácil. Outros benefícios incluem uma maior elasticidade da pele e a redução de problemas estomacais e intestinais porque a massagem ajuda nas secreções gástricas.
Combate ao estresse
Relaxamento é a primeira imagem que vem à cabeça quando se pensa em massagem. Pessoas estressadas que vivem sob constante pressão podem ter a vida transformada com sessões periódicas de massagem. O toque das mãos é um poderoso instrumento de alívio das tensões e da redução dos níveis de cortisol na corrente sanguínea, o chamado hormônio do estresse, que gera uma série de prejuízos à saúde.
Melhora a qualidade do sono
O estresse, que mencionamos no início do texto, também afeta a qualidade do sono e noites bem dormidas promovem bem-estar. É comum que muitas pessoas até durmam durante as sessões de massagem, tamanho é o relaxamento vivenciado. Essa sensação perdura durante dias, facilitando dessa forma as noites de sono e mudando a sensação de cansaço frequente.
Quando a massagem não é recomendada
Em algumas situações, a massagem em vez de oferecer benefícios à saúde pode causar riscos a depender do quadro do paciente. Traumatismos recentes, músculos gravemente lesionados, doenças infecciosas de pele, varizes avançadas e febre são alguns quadros em que a massagem deve ser evitada. Se a pessoa já está com esse tipo de diagnóstico ou tenha alguma suspeita deve ter uma autorização médica para se submeter à massagem.
Portanto, para quem busca relaxamento e aquele tempo só para si, uma massagem oferece benefícios para todo o corpo e também para a mente. Vale a pena experimentar e incluir a massagem na rotina do dia a dia, seja por um massagista ou com aparelhos eletrônicos.