O que é modelo de trabalho híbrido?
O modelo de trabalho híbrido combina os trabalhadores remotos com os presenciais, e alguns ou todos os colaboradores podem escolher onde e quando trabalham. O tempo no escritório pode ser distribuído por dias, equipes ou de acordo com a necessidade. De acordo com o Gartner, “onde e quando o trabalho acontece será determinado pelo que faz mais sentido para promover o nível mais alto de produtividade e engajamento”.
O modelo híbrido não é adequado para todos os setores e locais de trabalho, sendo ideal para colaboradores que trabalham pelo computador, cujas tarefas não precisam ser realizadas no local.
O modelo de trabalho híbrido não é um modelo temporário nem uma escala, mas o futuro do trabalho e dos locais de trabalho ágeis e resilientes.
Por que o trabalho híbrido é a norma em desenvolvimento
A migração para o trabalho remoto e híbrido já ocorria muito antes da pandemia, mas, entre tantas outras coisas, a COVID-19 acelerou essa transição. As empresas tiveram de superar rapidamente diversos desafios, desde fornecer as ferramentas certas até a gestão da produtividade e da motivação em um ambiente com equipe dispersa. Porém após alguns meses ficou claro que não havia volta, porque os colaboradores preferiram essa nova forma de trabalho mais flexível.
Agora que alguns colaboradores estão voltando à configuração tradicional do escritório pelo menos parcialmente, os negócios podem se beneficiar das lições aprendidas com a experiência de trabalho remoto. O objetivo é projetar um modelo de trabalho híbrido que melhor atenda às necessidades específicas.
Melhores práticas do trabalho híbrido
Em 2020, a mudança para o trabalho remoto foi abrupta e provocada pela necessidade, mas agora as empresas podem ser mais intencionais na abordagem de como trabalhar. De acordo com a Forbes, “o trabalho híbrido tem como objetivo possibilitar o máximo possível de produtividade sem demandar de nossos colaboradores muito tempo pessoal, sacrifício e capacidade de controlar a jornada”.
Entre as melhores práticas para desenvolver um modelo eficaz de trabalho híbrido estão:
- Obter previamente a adesão dos colaboradores
- Comunique-se de forma frequente, antecipada e transparente
- Transmita com clareza o valor do modelo escolhido
- Capacite os gerentes a responder às perguntas das equipes
- Investir nas ferramentas, na tecnologia e nos equipamentos certos
- Adote ferramentas de produtividade e comunicação habilitadas para todos os dispositivos, inclusive dispositivos móveis
- Forneça equipamento para o trabalho seguro e saudável em home office, como monitores grandes, cadeira ergonômica e mesa para uso em pé
- Concentrar-se na experiência do colaborador e manter uma cultura positiva e engajada
- Obtenha o feedback dos colaboradores com ferramentas de escuta e ações demonstrativas
- Realizar check-ins constantes da equipe e reuniões sobre avanço na carreira
- Utilize tecnologia que permita videoconferências
- Oferecer oportunidades de formação contínua para colaboradores e gerentes
- Divulgue as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento disponíveis em toda a organização
- Ofereça ótimo conteúdo de aprendizagem em várias modalidades para atender a diversas necessidades
- Acompanhar as metas e métricas de desempenho
- Melhore o desempenho dos colaboradores com a gestão de metas de desempenho, diálogo constante e desenvolvimento contínuo
Transição para o modelo de trabalho híbrido
Os líderes de RH precisam de um conjunto complexo de ferramentas inteligentes para o recrutamento, a integração e o engajamento, além dos sistemas e ferramentas necessários para a produtividade, a eficiência e a resiliência da equipe remota. O local de trabalho híbrido que adotar serviços baseados na nuvem, infraestrutura de segurança mais robusta e ferramentas de colaboração aprimoradas estará mais bem preparado para atender às expectativas dos colaboradores e trazer resultado financeiro.