eletroterapia é um recurso terapêutico conhecido e bem comum em diversas áreas, tais como a fisioterapia e a estética. Há alguns relatos que a eletroterapia começou a ser utilizada através de peixes que davam choques para alívio de dor. 

Por isso, essas técnicas vêm sendo estudadas e aprimoradas constantemente. Assim, para conhecer mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais o que é a eletroterapia e os seus principais benefícios para a saúde e bem-estar.

O que é eletroterapia?

De acordo com o Portal Tua Saúde, a eletroterapia é um tipo de tratamento fisioterápico que consiste no uso de equipamentos que emitem correntes elétricas ou ondas sonoras.

É importante pontuar que tais correntes não trazem risco para a saúde. No geral, o seu objetivo é ajudar no controle da dor, melhorar a irrigação sanguínea ou acelerar a cicatrização da pele e a regeneração de outros tecidos.

Assim, podemos dizer que a eletroterapia é o uso de correntes elétricas para finalidades terapêuticas como a analgesia ou a estimulação funcional muscular.

Desta forma, a corrente, quando aplicada, tem efeitos de indução nervosa motora ou sensitiva, variando de acordo com o tipo de corrente usada e dos parâmetros colocados.

  • estimulação nervosa sensitiva: tem ação analgésica e esta tem relação direta com a liberação de endorfinas endógenas.
  • estimulação nervosa motora: tem efeito na produção de contrações musculares e, assim, obter funcionalidade para o movimento.

No geral, quando o objetivo é o uso da eletroterapia para controle da dor, é utilizada a corrente elétrica TENS. A Terapia por Estimulação Elétrica Nervosa transcutânea (TENS) consiste na emissão de correntes elétricas pulsadas através da pele, com a finalidade de estimular, excitar ou despolarizar grupos de fibras nervosas participantes do processo de percepção e modulação da dor.

Eletroterapia para fins estéticos

Para além de ser usada para fins de analgesia e melhoria da circulação, a eletroterapia pode ser utilizada para fins estéticos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), a eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas aplicadas por meio de aparelhos que utilizam uma intensidade de corrente muito baixa, como miliamperes e microamperes.

Assim, os eletrodos são aplicados diretamente sobre a pele e o organismo será o condutor.

Os equipamentos atuais empregam diferentes tipos de correntes, onde o aparelho emite a energia eletromagnética que é então conduzida através de cabos condutores até os eletrodos que ficam aderidos à pele do paciente.

Assim, nos tratamentos estéticos, a eletroterapia pode ser aplicada através do uso de aparelhos que emitem estímulos elétricos de baixa intensidade, os quais podem ajudar na melhora da circulação, nutrição, oxigenação e metabolismo da pele.

Além disso, também podem auxiliar na produção de colágeno e elastina e promovem o equilíbrio e a manutenção da pele.

Principais benefícios da eletroterapia

Como já vimos, a eletroterapia se baseia em diferentes recursos que utilizam a corrente elétrica para certos objetivos, sendo os principais:

  • contração muscular hipertrofia muscular;
  • relaxamento muscular;
  • liberação de contraturas;
  • alívio de dor;
  • permeação de substâncias ionizadas ou não;
  • cicatrização;
  • rejuvenescimento;
  • aumento do metabolismo celular;
  • lipólise (esvaziamento das células de gordura), estrias, dentre outros.

Quando o objetivo é alívio da dor, o Eletro Estimulador PRO Alívio é o equipamento ideal. Como revela o próprio nome, o PRO Alívio foi desenvolvido para aliviar dores musculares, estresse, relaxar e eliminar tensões de diversas partes do corpo. Sua tecnologia envia pequenos impulsos elétricos de baixa tensão a um grupo muscular ou a um nervo específico, proporcionando alívio da dor. Pode ser utilizado em diversas partes do corpo, tais como ombro, coxa, antebraço, nádegas, abdômen, lombar, panturrilha, dentre outros.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da eletroterapia? A Rainoah trabalha com saúde e bem-estar há mais de 30 anos e possui produtos que podem auxiliar o seu bem-estar. 

Quer continuar informando-se mais sobre saúde, bem-estar, como aumentar as suas vendas como revendedor e outros temas bem interessantes? Assine agora mesmo, de maneira totalmente gratuita, o nosso newsletter e acompanhe nosso blog.