Nas últimas décadas, a cromoterapia tem se tornado mais relevante e seu uso tem se popularizado entre os profissionais de saúde e da população em geral. Porém, a cromoterapia não é algo recente: vem sendo utilizada pelo homem desde épocas remotas nos templos de Heliópolis, no Egito, e também na Grécia, na China e na antiga Índia. Por exemplo, a Associação Paulista de Naturologia (APaNat) explica que os tratamentos médicos com a utilização das cores iniciaram-se no Egito. Os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores utilizando-se de flores e pedras preciosas.

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é a cromoterapia e veja como as cores pode beneficiar o seu bem-estar e a sua saúde. Vamos lá, então!

Mas o que é cromoterapia?

As cores têm um efeito no comportamento humano, desde o ponto de vista físico até o psicológico. Por exemplo: ambientes que demandam excitação e agitação são pintados de vermelho ou amarelo e outros que sugerem paz e repouso são pintados de azul claro ou de verde; ou um ambiente pintado em branco sugere ser maior do que se pintado em preto (fonte: ABCMed). Está vendo como as cores podem influenciar nosso dia a dia?

De acordo com o Ministério da Saúde, a cromoterapia pode ser compreendida como a prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo.

Além disso, na cromoterapia, as cores são classificadas em:

  • Cores quentes: luminosas, com vibrações que causam sensações mais físicas e estimulantes (vermelho, laranja e amarelo);
  • Cores frias: mais escuras, com vibrações mais sutis e calmantes (verde, azul, anil e violeta).

Por exemplo, a cor violeta é a de vibração mais alta no espectro de luz, com sua frequência atingindo as camadas mais sutis e elevadas do ser (campo astral). 

O ABCMed explica que a cromoterapia tem como objetivo contribuir a partir do uso da luz de diferentes cores no tratamento de doenças. Acredita-se que por meio desta terapia é possível equilibrar as “energias” do corpo humano, trazendo diversos benefícios para a saúde e bem-estar.

Benefícios da cromoterapia para a saúde e bem-estar

O Portal G1 explica que são muitas as ajudas que a cromoterapia pode trazer para o organismo: desde promover sensação de relaxamento e bem-estar até aliviar sintomas de algumas doenças.

Vamos conhecer alguns destes benefícios da cromoterapia?

  • Melhoria do bem-estar físico e mental;
  • Diminuição o cansaço físico;
  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  • Melhoria da circulação sanguínea.

Além disso, a cromoterapia também é muito utilizada como tratamento complementar para vários problemas de saúde, tais como  insônia, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, feridas e doenças articulares.

O Portal Psicanálise Clínica pontua outros benefícios da cromoterapia:

  • Acelerar a cura do corpo,
  • Fortalecer o sistema imunológico,
  • Gerar equilíbrio emocional e acalmar a mente.

Porém, é importante lembrar que a cromoterapia se refere a uma terapia complementar. Assim, o paciente não deve utilizá-la como um tratamento principal. A cromoterapia pode ajudar amelhorar os resultados obtidos com o tratamento médico convencional.

Vamos conhecer os benefícios de algumas cores?

Agora, vamos conhecer algumas propriedades de cada uma das cores na cromoterapia.

  • Vermelho: cor intensa e estimulante. É indicada para afastar a depressão e o desânimo.
  • Amarelo: cor viva e estimulante. Age sobre a mente, ajudando a raciocinar. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.
  • Laranja: é o resultado da combinação do vermelho e amarelo, e possui um pouco das características de cada uma dessas duas cores. É a cor restauradora e regeneradora, ajudando na recuperação emocional.
  • Verde: é calmante e traz equilíbrio. Na cromoterapia, o verde possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental.
  • Azul: traz paciência e serenidade e ajuda a tranquilizar o corpo e a mente.
  • Índigo: ajuda a equilibrar as energias e melhora a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação dos ambientes.
  • Violeta: é uma cor muito espiritual e mística, ajudando quem está desequilibrado emocionalmente. Além disso, contribui no tratamento de cansaços em geral, medos e traumas.

A Rainoah trabalha com saúde e bem-estar há mais de 30 anos e possui produtos que podem trazer diversos benefícios para você.  Quer ver alguns exemplos?

Para conhecer mais nossos produtos, entre em contato hoje mesmo com um revendedor Rainoah