Já sabemos, há diversas décadas, seja por meio de estudos ou da simples observação, que a prática regular de atividades físicas pode ser benéfica para a saúde física e mental das pessoas.

Em uma pesquisa com 29 (vinte e nove) países, o Brasil ficou como 2º colocado em sedentarismo. Ou seja, a pesquisa apontou que a adesão do brasileiro às atividades físicas é baixa. Mais de 30% da população é sedentária, de acordo com o Portal Band.

Para entender mais sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas, no post de hoje vamos explicar mais sobre esta temática.

Mas o que é atividade física regular?

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 revelou que 30,1% dos brasileiros praticaram o nível recomendado de atividade física no lazer. Esta mesma pesquisa também mostrou algo preocupante: os classificados como “insuficientemente ativos” ainda são 40,3% dos adultos brasileiros, percentual considerado alto. Essas pessoas não praticaram atividade física ou o fizeram por menos de 150 minutos por semana, seja no lazer, no trabalho ou em deslocamentos.

Muitas pessoas não sabem dizer o que significa praticar, ou não, atividade física de maneira regular. São considerados indivíduos fisicamente ativos no lazer aqueles que realizam qualquer prática de atividade física fora do âmbito da escola ou trabalho, por mais de 150 minutos na semana para as chamadas “atividades moderadas” (caminhada, pilates, hidroginástica, dança) ou 75 minutos para “atividades vigorosas” (corrida, musculação, basquete, futebol, ginástica aeróbica, tênis, dentre outras).

O Portal Onco Fisio explica que, então, que a atividade física pode ser entendida como o movimento do corpo que consome energia: andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar a noite toda são alguns exemplos de exercícios. 

A prática regular das atividades é capaz de promover inúmeras vantagens para o corpo humano: melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardíacas e auxilia na manutenção ou perda de peso. 

Problemas gerados pelo sedentarismo

A maioria dos malefícios do sedentarismo são velhos conhecidos, tais como aumento de peso, colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, mais risco de diabetes tipo dois e apneia do sono, dentre outros, conforme pontua a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

A Secretaria da Saúde do Estado de Alagoas explica que o sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude. Isso faz com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias.

Benefícios da praticidade de atividades físicas

O SESI explica que os benefícios provenientes da atividade física são inúmeros, tais como a melhoria da qualidade do sono, do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina, até o fortalecimento muscular e imunológico.

O exercício físico, para além de manter corpo e mente saudável, também atua na prevenção e tratamento de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), tais como diabetes, hipertensão arterial, doenças respiratórias.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possuem, pelo menos, uma doença crônica não transmissível no país. Existem alguns fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo, como os genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco, como inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas.

Vamos começar?

A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais explica que qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma. Por isso, fazer qualquer tipo de atividade física, no tempo disponível, é melhor que não fazer nada.

Assim, toda atividade física conta. Ela pode ser realizada no tempo livre, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas atividades diárias ou domésticas.

Além disso, essa prática regular contribui para o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, auxiliando na prevenção de quedas e melhoraram a saúde, devendo ser realizadas, em especial, pelos idosos.

E você sabia que Rainoah trabalha com saúde e bem-estar há mais de 30 anos? Possuímos uma vasta diversidade de produtos que podem trazer diversos benefícios para você, inclusive antes, durante e depois da prática de atividades físicas.  Quer ver alguns exemplos?

Para conhecer mais nossos produtos, entre em contato hoje mesmo com um revendedor Rainoah.

Quer continuar informando-se mais sobre saúde, bem-estar, como aumentar as suas vendas como revendedor e outros temas bem interessantes? Assine nosso newsletter e acompanhe nosso blog.